Terra de Milton Nascimento, Tiradentes, Aleijadinho, Juscelino Kubitscheck e tantos outros líderes e expoentes da nação brasileira, Minas representa algo especial para o Brasil. Ser mineiro é afinal um orgulho. Tradição, cultura, culinária, religiosidade e o famoso jeitinho do mineiro são as principais características desse provo acolhedor e alegre. Não é à toa que em nossa bandeira está cravado o dizer “Libertas Quae Sera Tamen”, ou seja, “liberdade ainda que tardia” demonstrando o orgulho do mineiro: ser livre e assim ser feliz. O triângulo central representa a Santíssima Trindade, indicando outra característica marcante do povo mineiro, sua religiosidade.

Minas Gerais é o maior estado da região sudeste, quinto do país em área, segundo em população e o único dessa região a não ser banhado pelo mar. Minas Gerais é o quarto estado em extensão territorial, ocupando uma superfície de 588.384 km2 , 7% do território brasileiro. Limita-se com a Bahia ao norte e nordeste, com o Espírito Santo a leste, com o Rio de Janeiro a sudeste, com São Paulo ao sul e sudeste, Mato Grosso do Sul a oeste e com Goiás a noroeste, incluindo um pequeno trecho do Distrito Federal.
Berço da mineração e das grandes lutas políticas pela Independência do Brasil, estado de homens bravos e artistas sensíveis, conta nossa história através de suas obras de arte. Como se não bastasse, seu solo é fonte da mais pura e cristalina água mineral, fonte natural de saúde.
Ser mineiro é, primeiramente e acima de tudo, muito bom! Como é bom sair para um barzinho à noite para encontrar com os amigos ou então ir para o banco de uma praça jogar conversa fora. Como é bom o tutu com torresmo, o frango caipira afogado, a vaca-atolada, o feijãozinho batido e bem temperado acompanhado de uma forofinha de cenoura. Gente. E como é bonito ver o artezanato, os bordados e as esculturas contratando com a produção de massa globalizada. Quanto vale para você um paninho de prato bem alvejado com biquinhos bordado? Quanto vale pra você aquela toalha de seda para mesa do 1,99? Se der mais valor ao trabalho manual e o orgulho de ter uma coisa que não tem outra igual, você sabe, muito bem, o que é ser mineiro.

 

Seus 853 municípios e 18 milhões de habitantes estão divididos em oito macro regiões: Metalúrgica e Campos das Vertentes, Sul de Minas, Alto do São Francisco, Jequitinhonha, Rio Doce, Triângulo e Alto Parnaíba, Zona da Mata e Noroeste.

Conhecida como Terra das Alterosas o estado possui grande parte de seu território bastante acidentado. Nessas áreas se erguem os mais notáveis picos mineiros, entre eles, o da Bandeira (2.897 m), o do Cruzeiro (2.861 m), Agulhas Negras (2.787 m) e o do Cristal (2.780 m). A influência dos estados vizinhos também é claramente percebida. A região sul, próxima ao estado de São Paulo apresenta a cultura do café e leite e várias indústrias. Já a do norte caracteriza-se pelo clima quente e seco tipicamente dos estados da região nordeste.
O pessoal d região próxima a Juiz de Fora já se comporta como os cariocas e da região de Uberada-Uberlândia (triângulo mineiro) como o goiano.
Em todas elas os sotaque é característico, identificando imediatamente quem é do “norte” ou do “sul”, de “lá” ou “de cá”.

 

Conheça também as cidades:

Guapé - MG

Elói Mendes - MG

 


Todos os direitos reservados a Ricardo Ribeiro