Aprazível cidade localizada ao sul do estado de Minas Gerais, bem no coração da conhecida região cafeeira. A comunidade é pequena, com cerca de somente 25.000 habitantes, e é predominantemente agrícola. A região é de relevo bastante acidentado e foi brindada pela natureza com vários rios. Elói Mendes tem seu município delimitado principalmente pela confluência de dois rios, o Sapucaí e o Verde, os quais se unem no extremo norte do município formando a “Barra do Sapucaí”. Este belo ponto turístico, contudo, foi coberto no início da década de 60 quando da criação do lago da represa de Furnas.
Hoje principalmente durante o período das águas, a região do “Salto” do rio Verde (à cerca de 5 Km da cidade) é inteiramente coberta pelas águas do lago propiciando pesca e lazer.

Até o início da década de 70 o acesso à cidade só podia ser feito por estradas de terra. A partir daí o caminho principal recebeu pavimentação asfáltica que passa ao lado sede do município. Essa estrada vai serpenteando a margem esquerda da represa de Furnas ligando todos os municípios dessa região.
A população é pacata e hospitaleira e a principal atração da cidade são os barzinhos localizados na praça central ao lado da igreja Matriz, cuja torre é a mais alta do interior de Minas Gerais.

 

A religiosidade do povo é impressionante. Todos eventos católicos são marcados pelo louvor e dedicação, e contam sempre com a presença maciça dos moradores. As longas filas de pessoas nas procissões de Corpus-Christi e da semana Santa se extendem por centenas de metros de comprimento por ambas as calçadas das ruas sinuosas da cidade.
Mesmo em pleno século 2000 a população rural é ainda expressiva e por conta disto a prefeitura mantém uma extensa rede escolar rural para o ensino fundamental, providenciando também transporte para a cidade para os alunos do ensino médio.

O café e a produção leiteira ainda continuam sustentando a economia da cidade, mas foram severamente abaladas pela má administração, as geadas e o aumento dos encargos financeiros e impostos. Hoje o pequeno agricultor sobrevive bravamente com muita dificuldade. Meu sogro é um deles.
Meus pais ainda moram nessa cidade e toda a família de minha esposa também. Lá cresci e aprendi o valor dos amigos e da família. Mesmo agora, depois de tanto tempo morando fora, Elói Mendes continua sendo o caminho certo nos feriados e férias.
Lá tem cheiro de “casa”...


Conheça um pouco mais visitando o site oficial de Elói Mendes.


Todos os direitos reservados a Ricardo Ribeiro